Concursos Militares e Limite de Idade

Por  •  9 fev 2011  •  Direito dos Concursos  •  134 Comentários
Limite de Idade Concursos Públicos Militares

Um recente precedente jurisprudencial marca mais um capítulo no polêmico debate sobre o limite de idade em concursos públicos das Forças Armadas. Trata-se de decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao julgar o AI 0065058-33.2010.4.01.0000, na qual foi reconhecida a invalidade do edital do concurso para ingresso no Instituto Militar de Engenharia (IME).

Vale registrar que o Supremo Tribunal Federal já vem enfrentando a presente discussão, no julgamento do RE 600.885/RS. O debate sobre o tema envolve, por um lado, a análise dos limites dos requisitos previstos em editais e, por outro, o princípio da isonomia.

No caso da decisão do TRF da 1ª Região, dentre os fundamentos considerados, adotou-se a tese de que “a fixação de limite etário para ingresso nas Forças Armadas é matéria reservada à competência da lei e, assim, tendo o limite etário de 22 anos sido fixado por ato administrativo, há de ser afastado na hipótese em causa, em virtude de sua ilegitimidade”.

Temos aí mais um importante debate sobre o relevante e democrático mecanismo do concurso público, a depender de um pronunciamento definitivo do Poder Judiciário.

134 comentários até agora. Deixe o seu.

  1. JÚLIO CÉSAR CARNEIRO TEIXEIRA disse:9 abr 2011 às 10:25 am · Responder

    CASO HOUVESSE UM PRINCÍPIO DE GUERRA E O BRASIL TIVESSE A NECESSIDADE DE RECRUTAR OS CIDADÃOS DO PAÍS. ACREDITO QUE O LIMITE DE IDADE, 22, 30,OU 45 NÃO SERIA POSTO EM QUESTÃO.
    SENHORES, É CERTO QUE DETERMINADAS FUNÇÕES E ATIVIDADES DEVEM SER DIFERENCIADAS PELA IDADE, POIS REQUER UM PREPARO FÍSICO INTENSO, CONTUDO HÁ DE CONVIR QUE PARA EXERCER ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS NÃO REQUE GRANDES ESFORÇOS FÍSICOS.
    AS ESCOLAS MILITARES DEVEM SE PREPARAR E SE ADPATAREM PARA A CHEGADA DE CIDADÃOS COM IDADES ACIMA DE 30 ANOS. TEMPOS MODERNOS.

    JÚLIO CÉSAR

    • Wanderley Pereira Dos Santos disse:25 dez 2012 às 11:25 am · Responder

      Caro amigo, sou agente penitenciario e tenho 40 anos de idade e desafio um que esteje dentro do limite de idade a fazer o TAF comigo, ja passou da hora de parar com essa de acharem que idade e sinal de fraquesa fisica. eu desafio um dentro do limite de idade a fazer o TAF comigo, acho uma hipocrisia o limite de idade e que bom que pessoas de bom senso acabaram com isso.

      • Fernando Carvalho disse:12 mai 2013 às 1:37 pm · Responder

        Caros amigos, sou obrigado a concordar que idade não define a competencia, pois a prova disso são duas situações. Hoje o EB está contratando mais Oficiais PTTCs (Prestadores de Tarefa por Tempo Certo) do que abrindo concurso ou seleção para cargos Administrativos. Exemplo disto foi a Portaria de Fev/2013 que concedeu o direito das regiões contratarem ex-militares na maioria oficiais da R1 que tinham acabado de ir para a Reserva….é mais comum do que parece – Não há seriedade quando a coisa se trata de benefício para a família de oficiais…mas quando se trata dos benefícios para os praças, a coisa muda completamente…nem mesmo cursos de qualificação são concedidos aos QE ou aos QAO, só mesmo para aqueles que sabem os caminhos!!! A mudança começa pela ideologia falida do modelo de Gestão das Forças Armadas que está sendo adotada em nosso país…pois militar trabalha muito mais do que apenas as 40 horas do serviço público tradicional…em um único dia de serviço de Guarda do Quartel por exemplo…um Praça pode tirar até 27 horas de serviço armado e ainda encarneirar no Administrativo mais 8 horas…isto em apenas 2 dias de serviço…acha que mentira? Converse com qualquer Sargento, de carreira ou Temporário?

      • valcir disse:14 abr 2015 às 11:19 am · Responder

        Falou tudo vanderlei, eu tenho 47 anos, sonho a muitos anos em ser militar e nao consegui ate hoje, depois dos trinta nao consegui mais me inscrever em nenhum concurso, sou atleta do ciclismo e fisicamente coloco muito guri de 20 anos no bolso, mas isso, para as autoridades nao importa, acho uma burocracia, pra nao dizer burrocracia, dispensar pessoas que realmente tem o ideal militar pulsando dentro do peito e que fariam um trabalho diferenciado na carreira militar pois tem ideais que a maioria senao a totalidade dos que entram por imposiçao ou oportunismo não tem, mas em um País que não valoriza suas forças armadas não poderíamos esperar nada diferente, parece que ninguém se importa com isso, e como na educação, os governantes querem desaparelhar e “emburrecer” cada vez mais para enfraquecer a força.
        Com certeza teŕiamos pelo menos uns vinte anos para contribuir com nosso trabalho, nossa dedicação e nossos ideais, mas ficará apenas no sonho por conta de governantes e politicos que criam leis burras e nao atualizam as arcaicas.

    • Luiz Felipe disse:30 abr 2014 às 7:49 pm · Responder

      é por isso que o Brasil não vai pra frente e,como sempre os Estados unidos continuará sendo sempre o melhor ,pois lá não existe diferença de idade para tais afazeres . Concluí-se que não se deve julgar um jovem pela sua idade porque não sabe ”o quê ” levou esse a não prestar o concurso com o limite de idade previsto em tal concurso ,lembre-se :
      -Muitos jovens têm a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua família, além disso conseguem manter os estudos ,tal fato que faz com que tais tenham êxito em uma aprovação mais tarde ;
      -Em uma país totalmente de desigualdades sociais quem prevalece e fica a norma desses requisitos de idades são os jovens que têm mais acesso e apoio financeiro da família para prestar uma boa preparação;
      Ah!! Sinceramente uma das profissões que vejo como normas que não incubem tantas diferenças é os concursos da receita federal , seja eles (polícia federal, rodoviária , agente da polícia federal e entre outros que possuem um patamar de idade avançada ).

    • Fabio Henrique disse:6 set 2014 às 9:56 am · Responder

      O Comandante Supremo é o Presidente da República, esse não precisa ter estudado nas forças armadas com 22 anos???? Vamos lá, se eu perguntar para para o quadro estratégico das forças armadas o que é Blitzkrieg, quando e porque usar, ninguém saberia responder de cara. Deveria haver uma segunda oportunidade, não interessa se o cara tem 34 como eu ou 90 anos.

  2. gulberto castro disse:23 abr 2011 às 9:42 pm · Responder

    os comentarios feitos a cerca do limite de idade e valido na nova sociedade,pois o limite fisico a ser superado não e motivo a quem pretende ser um militar das forças,mais inteligencia este sim e necessario,pois não adianta ter força e não saber pensar,não ter conhecimentos tecnicos e manusear tecnologia,de que valeria sua musculatura e força fisica.

  3. Maurício Teixeira dos Santos disse:28 abr 2011 às 4:20 pm · Responder

    Prezados, gostaria de entender como seria a situação de um candidato a militar de carreira ao entrar nas Fileiras do Exército como, por exemplo, um aluno da Escola de Sargentos, com 40 anos de idade. Será que ele teria condições, aos 60 anos de idade (20 anos de serviço apenas) de enfrentar uma marcha à pé de 24Km com mochila, capacete, fuzil, etc… ou concorrer às diversas escalas de serviço (24 hs); ou passar 10 dias em campanha, dormindo em sacos-de-dormir e barraca (ou ao relento, se for o caso)???
    Hoje em dia, que os concursos exigem pouca idade, a fim de garantir maior “vida útil” dos militares, os “meninos” já chegam com problemas de coluna, joelho, psicológicos e outros…

    • Fábio disse:21 jul 2011 às 4:46 am · Responder

      Meu caro sei que seu relato é um comentário que nos leva a uma reflexão, porém, o condicionamento físico usano em meio as atividades militares na atualidade são de origem calistênica e este não prepara nem uma criança para tal exigência a qual você veio a relatar, contudo há vários funcionário e funções muito mais desgastantes do que uma vida militar.
      Como por exemplo um operador de máquinas não poderá ter 60 anos? ou um pedreiro que trabalha 16hs por dia e de idade igual a supracitada não poderá trabalhar? Não é essa nossa realidade no Brasil.
      Em resumo eu não vejo uma coerência em suas palavras e somente com uma avaliação feita com cautela e estudos poderão servir como base.
      Pois se o seu pençamento estiver certo, como pode hoje haver major, tene-coronel, coronel e generais se não podem exercer tal tarefa?
      há pessoas que tem um melhor preparo físico e psicológico e ético e que tem uma maturidade melhor na idade avançada. Esse sistema é uma forma de exclusão, a qual não é amparada pela constituição de 88.
      Um grande abraço.

    • Ronaldo Aguilar Paz disse:11 dez 2011 às 5:31 pm · Responder

      Vejo que muitas pessoas, inclusive militares jóvens, como um comentarista desta matéria, creem que um homem com quarenta anos, como eu, não é capaz de executar atividades militares, pois não seria capaz de passar diaas fazendo treinamentos pesados. Pois bem, eu sou reservista da Força Aérea Brasileira, passei pelo serviço militar inicial no Exército e sou apaixonado pela vida militar.
      Queria questionar a quem lê:
      _ Oserviço militar é feito só de manobras, bivaques, operações arcaicas de maleabilidade, ou é feito para a defesa nacional da forma tecnológica, e se preciso for atividades de campanha?
      – O conceito que certos “militares” têm, é de que por que sou de um regimento de cavalaria, sou mais importante do que o de engenharia, o de infantaria, o de comunicações, o de artilharia, o de saúde, o de apoio logistico e principalmente o de intendência, que geralmente é discriminado por seus pares pois é chamado de menos operacional e “pé-de-banha”. mas estes mesmo militares, esquecem que o Exércto é um só, e compósto de todos,então, ser militar não e fazer parte de um todo, pois como diz a canção do especialista da aeronáutica.” Com pilotos e asas seremos um conjunto de todo, eficaz”
      então tenho que ser treinado unicamente para um gc, mas estes militaresinhos, não são capazes de ver além de seus narizes curtinhos, onde se faz guerra na trincheira, mesmo na epoca do satélite e do cérebro mais importante que o musculo.
      -o comandante da aeronáutica tem quantos anos?
      será que ele está pronto para ficar dias no meio da selva amazônica?
      Eu estou, e creio que ele também!
      _O comandante da Marinha tem quantos anos?
      _Em um teatro de operações, em quem você teria mais segurança como teu companheiro, um minino de 16 ou um homem de 40, âmbos em iguais condições físicas?
      por que a legião extrangeira alista homens de 40 anos?
      Será que na legião nós temos mais condições fíisicas?
      Ou será que a França consegue ver mais longe?
      Não vou para a legião, pois sou “Brasil, acima de tudo”, mas acho que se tu não tens senso de discriminação, e ainda não tens 25 anos, saberá doque estou falando quando chegar lá, pois idade não é documento, vigor sim e para isto, existem os testes de aptidão física, que muito moleque não passa!

      • Patrick disse:20 dez 2011 às 12:18 pm · Responder

        Concordo plenamente o com o amigo também fui militar ex Cb do exercíto hoje
        estou um pouco forá de forma mas tenho total certeza que se eu quizer e me esforçar tenho condiçoes de voltar a boa forma vejo muitos homens e mulheres mais velhos do que e estão melhor fisicamente!!!!! Então isso é pura balela!!!!!limite de idade se realmente não ouver mais limite de idade ire fazer prova pra essa sinto saudades do eb

        • Ivan Pereira Gomes disse:30 jun 2012 às 7:59 pm · Responder

          Ola Patrick tdu bem? Me chamo Ivan e sou 3º Sgt da reserva de Cavalaria Blindado. Depois q sai do EB as coisas naum foram do geito q planejei, e tenho vontade de voltar. Porem, existe este preconceito com a idade. Estou com 29 anos e coloco todos estes jovens de 24 anos no bolso. Entaum prq as oportunidades pra eles existem e para nos não? Não seria mais cômodo nos ingressar de novo tendo em mente q ja temos conhecimento, do q ensinar um bisonho? com todo respeito aos q naum são reservistas. Estive por lá durante quatro anos e meus conhecimentos nvão muito alem de alguns q estão por lá. Participei de muitas missões fora do País, ai me pergunto será q não mereçemos uma chance? Me envia email c estiver por dentro de alguma novidade por favor!

        • elias junior disse:14 fev 2015 às 6:11 pm · Responder

          sera que e o cb patrick 90/91 eu tbem fui soldado engajado eb e tudo de bom …. hoje se tiver um pilotao de 40 anos eu to no meio ennnn

      • aldo r c perazoli disse:9 mai 2012 às 4:41 pm · Responder

        PARABÉNS!! SOU GER. DE CONTAS DO BB, 34 ANOS, SONHO EM SEGUIR CARR. MILITAR. GARANTO QUE; ¨¨DOU CONTA DO RECADO¨¨…………
        ALDO…..

    • Paulo Assunção Cap. QOFA Pqd 18º Esq disse:8 jan 2012 às 10:37 am · Responder

      Maurício, bom dia!
      Você e os demais não devem esquecer que é um concurso e na sequência existe o teste físico, incluso, justamente para avaliar a capacidade física de “candidatos e candidatos”, assim, aqueles com “idades avançadas”, conforme a opinião de muitos serão avalizados também e os que passarem serão bem vindos, pois suas experiências e conhecimentos adquiridos durante a vida até aquela data, irão contribuir significativamente para o aperfeiçoamento dos mais novos e, que ainda terão uma carreira de experiências pela frente.
      Assina: Assunção – Capitão

      • antonio salvino gonçalves camargo disse:29 abr 2012 às 1:58 pm · Responder

        cap paulo assunção parabens pelas suas palavra e sabias, que todos aqueles que são contra a mudança ou alteração do limite de idade leiam e reflitam pois ninguem com 30,40 ou 50 anos quer tirar a vaga mas apenas competir por igual em concurso publico.

      • almir ferreira do nascimento junior disse:26 ago 2015 às 8:41 pm · Responder

        vale ressaltar que o amigo que se diz Capitão esquece que apartir dos 34 anos a barra fixa para o homem não conta pra nada , se não conta porque alguem inteligente dentro da Escola de Educação fisica do Exército viu que não há necessidade da mesma .

      • JORGE TERTULIANO disse:9 jul 2016 às 10:07 am · Responder

        EXCELENTE RESPOSTA CAPITÃO. ACONTECE QUE QUANDO OS CONCURSOS SÃO LANÇADOS EM SEU EDITAL ELE JÁ ESPECIFICA A IDADE LIMITE PARA INSCRIÇÃO. NÃO LEVAM EM CONTA SE O CANDIDATO COM MAIS IDADE ESTÁ APTO, MESMO TENDO OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA.

    • marcela cristina disse:8 dez 2012 às 12:24 am · Responder

      Caro Maurício, tem muito coroa de 60 anos dando banho em garotos de 20, e o que temos visto nas forças armadas são jovens na maioria das vezes sem nenhum condicionamento físico!!!!

      • jansiskan alessandro de souza disse:26 fev 2014 às 11:07 am · Responder

        Concordo com vc pois e uma chanci igual para todos.

    • Wanderley Pereira Dos Santos disse:25 dez 2012 às 11:28 am · Responder

      Caro senhor Mauricio, acho que o senhor devia olhar melhor os quarentões e tomar cuidado ao mencionar esse desafio, digo isso pq tenho quarenta e aceito o desafio mencionado pelo senhor.assim como ha jovens acabados que não suportam nada ha tambem os de 40 que ainda tem sangue nas veias.

    • luis disse:7 jan 2013 às 11:58 pm · Responder

      Boa noite . Tenho um amigo na legião estrangeira de 63 anos e ele faz isso tudo que vc falou …..então ….. e digo mais , tem muita gente que passa dos 40 que aguenta muito mais o tranco que essa garotada que está ai …..

    • moises gonçalves disse:28 abr 2013 às 6:14 pm · Responder

      Meu caro Mauricio. A idade não justifica, fui militar do Exército durante oito anos e conheci muitos sgt. a cel. correndo, carregado mochila colocando muitos novinho no bouço. Isso não tem nada haver com a idade pôs o governo aumentou a idade para ser aposentar a partir dos 65 anos, tu acha que o governo tá interessado ou preocupado em saber que praça de 60 anos a mais, ta correndo ou carregando mochila ele que trabalhem foi que o e Ex. Presidente FHC. falou ao Brasileiro.

    • 2º TEn Carvalho disse:13 dez 2013 às 7:53 pm · Responder

      Caro amigo acho irrelevante seu comentario, tendo em vista que um sub tenente ou 1º sargento estaria com essa idade e estaria ainda na ativa nestas mesmas condições citadas.

    • Jailton disse:10 abr 2015 às 11:06 am · Responder

      Ai eu te pergunto: Por que a justiça obriga um servidor público considerado inválido voltar a trabalhar em funções administrativas por considerar que ele não poder exercer a função que foi nomeado, mas poder exercer outra função que exija menos esforço. Por que o militarismo não desloca militares com certa idade para setores administrativos. Será que as Forças Armadas e sua Forças Auxiliares só prestam serviços dessa natureza citada por você? Acredito que a Ciência evoluiu, as pessoas vivem mais e melhor. Será que essa evolução só serve de justificativa para aumentar o tempo de contribuição previdênciária como eles querem fazer?

    • Jairo Matias disse:6 out 2015 às 6:54 pm · Responder

      Sr. Mauricio, já que deste entrada, para o assunto. Acho que se estendesse até os 33 anos de idade, para o candidato ingressar na carreira militar, seria justo.
      Pois, ainda da tempo de se encaixar nas condições físicas, que o Sr. citou. Mas acho cruel punir, colocando uma idade para afastar os jovens que não tem nenhum tipo de suporte, por parte do governo e até dos pais.
      “No meu caso fui ao 1º Distrito Naval, tentar me informar o que deveria fazer. Responderam; aguarda anunciar na televisão.” Passou meu tempo e até hoje, estou esperando o anuncio. Afirmo, só tendo uma família, que tenha um conceito, com alguém de dentro, pra poder ensinar o caminho das Pedras. Tenho 28 anos se o Sr. souber algo em que eu possa ainda entrar, me mande um email.

    • rafael disse:14 fev 2016 às 7:31 am · Responder

      Desde quando os militares se aposentam ao sessenta?
      Essas coisas que você disse não acontecem atualmente aos de 60?
      Vida útil… Pode-se morrer antes, não é verdade?
      Então lute para aposentar-se antes do sessenta ou vai morrer carregando
      o pesadíssimos fusíl de meia tonelada nas costas.

    • Fabio Dalle Nogare disse:28 mai 2016 às 9:27 pm · Responder

      Boa noite,

      É extrema burrice implantar limite de idade para as forças armadas. Todos que apresentam condições compatíveis com as exigências físicas da seleção e treinamento devem ser incorporados, pois são necessários e certamente lutarão com muito mais entusiasmo que jovens de 20 anos em uma frente de combate. Claro em um país de ovelhas como o Brasil tudo é mais um empecilho para dificultar a vida dos contribuintes, o país não colabora com nenhum outro em termos militares, econômicos ou políticos excetuando os “comunistas”, um país bonzinho, neutro que acredita que nunca será invadido por alienígenas ou outros países, ou seja para que vai investir em um exército se pode ficar em cima do muro ou se esconder embaixo da cama quando o tiroteio começar. “Desarmamento” é tanta dificuldade para se comprar uma arma no país que, ao invés disto o mais conveniente é comprar um caixão ou um cofre para se trancar dentro.

      Amiúde,

  4. marcos disse:13 mai 2011 às 1:08 pm · Responder

    É com muito pesar que vejo a ignorância dos militares brasileiros, que limitam o ingresso nas forças armadas na maioria dos concursos até 24 aninhos, eles tomam por base a idade cronológica ou seja aquela que esta no papel, como um referêncial de saúde e vigor físicos. Vamos falar de ”EXÉRCITOS PROFISSIONAIS”, que não é o caso do Brasil, é o caso da Legião Estrangeira, aonde pode se alistar até os 40 anos sem problemas nenhum, pois ao contrário dos nossos TUPINIQUIS fardados, saúde e vigor físicos são muito mais uma consequência de um estilo de vida saudável que uma idade em um pedaço papel…..

  5. anizio.j disse:8 jul 2011 às 7:08 pm · Responder

    olá!!para todos.eu nao vejo a idade como barreiras para qualquer concursos,publicos ou etc…pois tem muitos jovens de hoje que já estao sem forças e sem vigor físico,pois eu conheço um homem quer mais de 54 kl com,09,10 minutos e fáz 30 flecçoes de braços mais e com dois dedos de cada mão e 40 barras,agora mim respodem como um homem deste nao está preparado para um concurso publico etc..pois eu acho quem nao está preparado e aquele que ditam as regras do concurso há!! esqueci de falá que este homem tem 42 anos de idade incrivel nao? vamos acordar brasil preconceituoso!!!!

  6. anizio.j disse:8 jul 2011 às 7:12 pm · Responder

    olá!!para todos.eu nao vejo a idade como barreiras para qualquer concursos,publicos ou etc…pois tem muitos jovens de hoje que já estao sem forças e sem vigor físico,pois eu conheço um homem que corre mais de 54 kl com,09,10 minutos e fáz 30 flecçoes de braços mais e com dois dedos de cada mão e 40 barras,agora mim respodem como um homem deste nao está preparado para um concurso publico etc..pois eu acho quem nao está preparado e aquele que ditam as regras do concurso há!! esqueci de falá que este homem tem 42 anos de idade incrivel nao? vamos acordar brasil preconceituoso!!!!

  7. GNETO disse:22 ago 2011 às 11:46 am · Responder

    OK! Nosso país foi conquistado muito tardimente e assim permanece. Um país cheio de desiguldades em tudo que é questão somado às dificuldades que enfretamnos para conquiatrmos nosso espaço no mercado de trabalho não bastasse a forma mediocre e preconceituosa de que é esta seleção para as forças armadas, excluindo por faixa etária. Isso nos mostra que estamos muito longe de ser um pais de 1° Mundo,um país este que nossos representantes só olham para seus umbigos. pois é, isto é algo pequeno que pode ser resolvido, porém, não se pode machucar os caprichos de poucos e desfavor da maioria. Eu pergunto: Um cidadão batalhador, onde teve que lutar, matar um leão a cada dia, e que sonha em ingressar nas forças armadas (pobre coitado, pode ficar sonhando), porém jamais teve a oportunidade e hoje se vê apto para este momento, no entanto, já está com 30 anos. E aí …. o sonho acabou ? Temos que mudar essa realidade´BRASIL RICO DE EXCLUÍDOS E POBRE DE OPORTUNIDADE …

  8. bruno-am disse:25 ago 2011 às 1:04 pm · Responder

    acho algo supor ignorante exigir o limite de idade, pois teriam entao que fazer uma varredura completa nas forças armadas pois o que tem de nego gordo e velho la dentro é monstruosos, quando todo mundo sabe que o cara so rala no curso de formação e depois não faz mais porra nenhuma, há não ser o taf de miguê , para conceito que nem é reprovativo, pois queria ver se eles exigissem que eles mantassem eles em forma, começa desde o soldado raso ao gen nem deles mantem a forma raramente tu ver um militar com boa forma, e com certeza deve ser aquele que acabou de entrar…..o que conta é a inteligencia , la dentro todos relaxam………

  9. Fabricio disse:27 ago 2011 às 12:34 pm · Responder

    Oi,

    Vou expor meu ponto de vista.

    1) Se não existe limite de idade para ingressar na PF, não deveria existir para as forças armadas e olha que a seleção física e médica é bem mais “puxada” que a das força armadas.

    2) Se o brasileiro prestar concurso, for aprovado, passar nos testes físicos e médicos, qual o problema dele ingressar na carreira militar ?

    3) Impor limite de idade, é pura discriminação.

    4) Tem muita gente boa, do nível médio, graduada e até pós-graduada que gostariam muito bem prestar seus serviços nas forças armadas, mas por motivo de idade não podem mais ingressar nesta gloriosa carreira.

    5) Se podemos ser convocados até os 45 anos para serviço militar, porque então fixar limites de idade bem inferior a este para ingresso na carreira?

    Um dia desses assisti um programa em que um general de divisão falou sobre a carência de pessoal na área de tecnologia, também não é de se estranhar, pensam que estamos vivendo em 1950. O mundo evolui, pensar como se pensava antigamente é ficar para trás.

    Ouvimos falar tanto em acabar com a discriminação, então que acabem com essa também.

    Vamos torcer para que aqueles que tenham o poder para mudar essa situação, a faça de forma lucida.

  10. Fábio Ribeiro disse:7 nov 2011 às 8:18 pm · Responder

    Caros amigos, o limite de idade fixado nas Forças Armadas não leva em consideraçao o preparo fisico dos homens candidatos a concursos para a mesma, e sim apenas para cumprir o PLANO DE CARREIRA MILITAR ,onde existe limites maximos de idade para cada posto ou graduaçao,por exemplo o limite de idade para sd por exemplo é de trinta e nove anos, ou seja, o militar q pretende seguir carreira nao conseguira fazer os cursos necessarios “a tempo” sem cruzar o limite de idade e isso com certeza causará transtornos administrativos. Leiam sobre o assunto os senhores entenderão melhor… valeu.

  11. Fábio Ribeiro disse:7 nov 2011 às 8:24 pm · Responder

    Só para complementar a ideia sobre a idade para cumprir o PLANO DE CARREIRA MILITAR: o problema nao está no inicio da carreira militar e sim no final de carreira, onde o militar se entrar muito tarde nas forças armadas, nao conseguira seguir carreira sem alcançar o limite maximo pra cada posto(oficial) ou graduaçao(praça).Obrigado.

  12. adelar staher disse:20 jan 2012 às 1:11 am · Responder

    estou cansado de escrever a mesma coisa mas os comandos são podres, porque faz 20 anos que sou reservista pelopes, cfc 1991 gacRSo nosso exercito perde muitos soldados, verdadeiros guerreiro e voluntários que amam a nossa pátria hj se fosse mais jovem com certeza com experiencia adquirada serviria na legião estrangeira,salario superior, armamentos, equipamentos mas nos juramos amar e defender nossa pátria acima de tudo aos militares da reserva que sonhamos um dia usar a farda verde oliva já aos 40 anos aos veteranos dos eua, rangers eo ingleses, ass, porque o brasil não investe. saudações aos irmãos de armas edificíl o comando para homens livres?

  13. Ubraulio disse:25 jan 2012 às 9:21 am · Responder

    Bem Meus caros, vejo que a discussão sobre o limite de idade e a questão do condicionamento físico, é bastante conturbada.

    Por mais que o cidadão consiga entrar nas forças armadas com 30 anos ou mais, isso não é impecílio, pra ele ser ingressar nas forças armadas, até porque, o tempo, vai adaptando o o cidadão, com a rotina que terá no exército, e mais experiência, mas carcaça, então eu sou a favor, que não tenha limite de idade, e espero tentar esse ano de 2012, a ESA ou AMA, já fui limitar do serviço obrigatório, e vou tentar de novo, só que dessa vez, claro vou estudar bastante… e boa sorte pra mim…

  14. Leone Assunção Martins disse:30 jan 2012 às 10:12 pm · Responder

    Esse negócio de idade é pura besteira, estou com 26 anos e gostaria muito de voltar pro exército, onde servi por 4 anos, mas no meu tempo não havia carreira. Tomara que o STJ dé a oportunidade de nós voltar-mos a ativa, atravéz de concursos. Eu não me importaria se eu com 35 ou 40 anos, fosse soldado da infantaria.

  15. Sandro Carnaval disse:31 jan 2012 às 10:58 pm · Responder

    Senhores,boa noite!!
    Estou de pleno acordo com o comentário do nosso colega acima Julio césar carneiro,se o Brasil precisasse de homens em caso de Guerra tenho certeza que não iria mencionar limites de idade,pois até homens de 40,50,e até de 60 anos iriam para frente de batalha.Eu por exemplo tenho 37 anos tenho muita disposição,faço academia,ando de bike,treino em casa e minha saúde graças á Deus é de ferro ,mas só porque tenho 37 anos já sou velho pra encarar um marcha de 30km,ou exercícios de sobrevivência na Serra da Mantiqueira de baixo de chuva ou sol,acredito que não.Agora abriu inscrição para taifeiro arrumador da Fab,mas será que pra arrumar a cama ou varrer precisa ser novo,pois tem muitos jovens que não aguentam nem levantar as pernas para marcharem quanto mais arrumar camas.Só peço aos colegas que tem interesse em ingressar ou voltar para as forças armadas que não desistem pois tem uma liminar no congresso dizendo que estabelecer limite de idade para ingresso nas om”s é inconstitucional e que podem fazer a inscrição e depois recorrer para ingressar mas tem que se inscrever e pagar o boleto para comprovar que se inscreveu e que foi indeferido por idade.Vamos lutar pelos nossos direito!!!

  16. jefferson disse:18 fev 2012 às 6:49 pm · Responder

    Eu servi o exército com 24 anos de idade, ou seja refratário.

    Não tive dificuldade algma em instruções exercicios físicos, apesar que fui exelente no TAF (teste de aptidão física) e agora sou reserva!

    Então em questão de limite de idade por questão de aptidão fisica é burrice pois fui destacado entre jovens de desenove anos!!

  17. P.SSS disse:28 fev 2012 às 8:25 pm · Responder

    Ola, tenho 39 anos, meu sonho era servir EB , consegui, fui promovido a CB, era atirador de elite,do PELOPES fui emprestado ao BOPE, fiz meu trabalho , e crente que iria ficar no EB pois era considerado , bom ,bem treinado, por lei tive que dar baixa…hoje como disse 39anos, desempregado, meus sonhos mortos, e eu morrendo…so queria meu 762 de longo alcance e …………………………….fim.

  18. Antonio Vieira disse:5 mar 2012 às 8:51 pm · Responder

    Caros Senhores: Boa noite
    Quanto ao fato é importante ressaltar aqui que o problema não se trata de resistencia física,mas sim de oportunidades, pois as escolares militares se apegam simplesmente as idades, ou seja: quem entra para Sargento do Exercito(é ate 23 anos) e quem entra para Oficial( limita-se alguns casos a 17(EsPCEx), 21(IME) 23(ITA),etc.Mas eis a questão é, e quem é sargento que após ter um curso Superior, não poderá nem prestar concurso para Oficial, vejam as discrepâncias. Agora voltando a resistencia física, sou militar do exército, tenho 40 anos, corro 3300m em 11min, fiz mais de 85 marchas durante meu tempo de serviço como militar, tirei mais 400 seviços, já fui mais de 51 acampamentos, nunca baixei na enfermaria, muitos militares mais novos do que eu já baixaram em marchas, já chegaram atrás de mim na corrida de 3300m, já baixaram em acampamentos, então o Supremo Tribunal Federal está certíssimo, tem que derrubar a idade ou pelo menos criar uma lei para regular a idade limite.
    Tudo é questão da motivação, pois é verdade que existem Generais com mais de 60 anos de idade, muito com 65 anos de idade em plena forma, correndo e em plena saúde física, porque então um jovem de 40 anos não pode fazer pelo menos o concurso, pois o problema aqui é poder fazer o concurso, se vai passar nos testes físicos é outra coisa, pois é preciso definir bem o objetivo em questão. Todos os cidadãos tem os mesmos direitos, não diz no Art 5 que todos iguais perante a lei? porque então os mais novos tem direito a fazer os concursos militares e os mais velhos não?
    O problema aqui é de doutrina , pois mais fácil doutrinar um jovem de 16, 17 e 21 anos do que doutrinar os mais velhos de 40, 42 , 60 anos, etc.

    • Wanderley Pereira Dos Santos disse:25 dez 2012 às 11:32 am · Responder

      Concordo plenamente com o senhor, exceto na questão da doutrina pois me tornei agente penitenciario aos 39 anos e fui muito bem doutrinado, acho que isso e questao de educacao e saber respeitar os superiores.

  19. Osney J C disse:12 abr 2012 às 1:56 pm · Responder

    concordo com Antonio Vieira

    eu tenho 41 anos corro todos dias 8 a 10 km estou em plena forma tem muitos amigos com bem menos idade que não me a companha nas atividades físicas, parabéns pela suas palavras.

  20. Rodrigo Duarte disse:5 mai 2012 às 2:57 pm · Responder

    Concordo com os dois últimos comentarios, más gostaria de comentar o que o sr. Mauricio Teixeira disse em relação a homens de 40 anos não aguentarem o fato de ser fustigado por dormir mal ou caminhar em marcha para o combate o sr. não fala por conhecimento de causa. O plano de carreira dos fuzileiros navais da marinha por exemplo não tem prova externa para sargento, tendo que todos os praças entrerem como soldados e ir fazendo prova interna para ascender na carreira chegando a terceiro sargento já com cerca de 30 anos e a segundo cerca de 37 . Nós como fuzileiros ja temos a mente adaptada a qualquer terreno e muitos velhas guardas são mais importantes por causa da us experiencia. Nós estamos vivendo um momento onde com o crescimento do Brasil muita gente passou a crêr que dá, muitas pessoas voltaram a estudar e estão almejando um futuro melhor. Por isso eu apóio que de esta portunidade a um leque maior de pessoas. Rodrigo Duarte Fuzileiro Naval.

  21. Eduardo Gastal disse:12 jun 2012 às 9:21 am · Responder

    Homens experientes não poderão ser manipulados a um sistema burro, é preciso que ainda seja jovem e bem manipulável, ou eles passaram por idiotas em frente a homens estudiosos e experientes, como é o civil que se prepara para vários testes, e eles sabem muito bem disto.

    Você permitiria que viesse alguém no seu local de “trabalho” com experiências várias e muito estudioso e dedicado, para que te fizesse parecer um ignorante aliendado, em frente ao seu conhecimento? Eu acho que não!!!

    É muito mais fácil admitir jovens de cabeça oca ainda! Assim eles se passam por grandes autoridades na sua frente!!!

    No país que se exalta a ignorância e alienação, não é de se surpreender!

  22. antônio silva de Freitas disse:30 jun 2012 às 8:11 pm · Responder

    as forças militares, sempre alega o desempenho físico do candidato , criam limitações(limite de idade), mas nunca leva em conta a parte intelectual ou Professional, do candidato com idade avançada, temos grandes engenheiros, médicos, mecânicos, pilotos de helicópteros , marítimos etc etc etc, prontos para
    contribuir com seu proficionalismo, ser militar , não é só manu ziar uma arma , pois sinto-me útil a minha pátria, depois de deus, ninguém estar acima da lei.

    obrigado pela oportunidade, sem mais ass: antônio s. Freitas

  23. fabio luis disse:15 jul 2012 às 12:52 am · Responder

    concordo plenamente como já foi explicado pelos nossos colegas acima…
    tenho 28 anos qual o problema de eu poder ingressar na AFA mi formar piloto de caça só pelo simples balela da minha idade isso é um absurdo total. não sou feito apenas de músculos e sim de capacidade de raciocínio etc… torço muito para que esses pensamentos arcaicos mudem no nosso glorioso Brasil de todos NÓS…
    com isso A NOSSA PÁTRIA AMADA BRASIL deixa de ter muitos médicos, engenheiros, pilotos por essa mentalidade dos tempos arcaicos abraços..

  24. Taylor Vinicius Fernandes da Silva disse:20 jul 2012 às 10:56 pm · Responder

    Com essa lei que surgiu, as forças armadas ainda estão pondo seus limites de idade, o que é preciso fazer, no meu caso q tenho 23 anos quero seguir carreira militar, passando numa prova, e eu entrando na justiça, é causa ganha ao meu favor…? posso entrar com essa ação..?

  25. Letícia disse:24 jul 2012 às 11:43 am · Responder

    Olá,estou com 44 anos,no momento fazendo curso de téc. em enfermagem.Pergunto:por que só pessoas até 32 anos podem entrar nessa carreira,tenho mais disposição que meus filhos(11 e 17 anos).

    • Carla disse:28 mar 2016 às 10:33 am · Responder

      Letícia, estou com 44 anos e também gostaria de ingressar na carreira militar, se você souber de alguma maneira de isso ser possível, me contate, por favor. Obrigada.

      • Carla disse:28 mar 2016 às 10:34 am · Responder

        Apenas completando, sou formada em Administração.

  26. antonio paulo disse:26 jul 2012 às 4:36 pm · Responder

    tenho 32 anos,tem alguma escola militar que daria espaço para mim me especialisa em alguma area.mesmo pagando.

  27. vinicius teixeira da silva disse:28 jul 2012 às 10:42 am · Responder

    concordo plenamente com a mudança do limite de idade ,pois tenho 41 anos ,fui ex militar e nao me troco por nenhum jovem com idade inferior a minha.a lei ja vingou,qualquer concurso da area militar tem que nos aceitar.

  28. Alceu Antônio Silva disse:5 ago 2012 às 1:54 am · Responder

    Tenho 59 anos, praticante de Artes Marciais. Tenho muita vontade de servir à minha Pátria.

  29. luiz rodrigues matos disse:3 set 2012 às 8:26 pm · Responder

    eu acho que idade nao significa nada pois tenho 48 mas me vejo com 18 porque o que eu fazia nos meus 18 anos quando me alistei no exercito e fui para a brigada paraquedista e depois para as forças especiais hoje fisicamente estou melhor pois muitos de 18 20 25 nao me acompanha nas corridinhas de 10 mil diarias nem nas flexoes nem nas barras muito menos nas abdominais marchas de 40 60 e 80 km com mochila de 15 kl nas costas equipamento e fuzil fama {legiao estrangeira} logo depois de um saltinho de aviao sou sargento do segundo regimento estrangeiro de paraquedistas situado na ilha da corsega ( cidade de calvi} frança mediterraneo europeu e que importa e a vontade e o espirito de guerreiro e querer antes era brasil acima de tudo agora e legiao nossa patria .

  30. Edson disse:6 set 2012 às 3:44 am · Responder

    E ai galera meu nome e Edson tenho 26 anos e gostaria muito de voltar para o exercito pois ainda tenho esperanca q as autoridads competentes mudem esa besteira de limite de idade pois tenho muito mais disposicao do que muitos sargentos gordo q tem por ai.E ai galera meu nome e Edson tenho 26 anos e gostaria muito de voltar para o exercito pois ainda tenho esperanca q as autoridads competentes mudem esa besteira de limite de idade pois tenho muito mais disposicao do que muitos sargentos gordo q tem por ai.E ai galera meu nome e Edson tenho 26 anos e gostaria muito de voltar para o exercito pois ainda tenho esperanca q as autoridads competentes mudem esa besteira de limite de idade pois tenho muito mais disposicao do que muitos sargentos gordo q tem por ai. No Brasil se fala muito em acabar com a descriminacao mas sera q as autoridades sao tao burros a ponto de ver q eles mesmos estao sendo preconceituosos ao impor o limite de idade. Conheco um senhor de 58 anos d idad q em um dia e meio abriu uma fossa d 2 metros d profundidade sozinho. Agora pergunto: sera q tem ate mesmo algum oficial ou sargento que faca isso? Tm q procurar muito ne? Entao esa besteira de limite de idade tem q acabar.

  31. Adriano Martins disse:12 set 2012 às 2:04 am · Responder

    Como pode um pais comu este , com tantes coisas para se preocupar , cheias de coisas eradas como o mensalão por ex e muitos ou tros problemas que o brasil tem eles querem dar o direito de muitas pessoas realizar seus grandes sonhos , sonhos estes que garango que muitos daria ate a vida por estar lá, pois só quem tem este sonho e esta vontade dentro de voce sabe o que eu estou falando .
    hoje dia 11/09/12 estou fazendo 25 anos e não posso mais fazer aman, eaar, eags, essa ente outras mais … acho isso um absurdo neste pais que estamos hoje , acho que nois brasilheiros temos o direito de realizar nossos sonhos , pois nois não temos culpa de não estar com a cabeça de hoje quando famos mais novos …. Mais acredito que isso um dia vai acabar …. acho sim que tem que ter um limite que seria mais de 50 anos , mais abaixo disso não !

    Vamos lutar pelos nossos sonhos Brasil !

  32. Clodoaldo Lourenco disse:23 set 2012 às 9:52 pm · Responder

    POIE É COMPANHEIROS DISCURSANTES! AGORA ME EXPLIQUEM O PQ A POLICIA MILITAR EXIGE 30 ANOS NO MÁXIMO PARA INGRESSO, UMA VEZ QUE TEMOS POLICIAIS COM MUITO MAIS IDADE EXERCENDO A FUNÇÃO!?

    ORA, SE PARA INGRESSAR TENHO QUE TER ATÉ 30 ANOS ENTÃO NÃO SE PODE EXERCER QUANDO COMPLETAR OU ULTRAPASSAR A IDADE!

    ESTOU FALANDO ALGUMA BOBAGEM?!

  33. Evonir.Tadielo disse:10 out 2012 às 11:20 pm · Responder

    Caros colegas militares de coração( não os de fardas); fui sgt téc temp na arma de mat bel,entrei nas ditas fileiras militares com a idade de 28 anos e fui desligado aos 35 anos de idade,nestes sete anos que lá fiquei;os meus TAFs;PPMs;Adestramento ao ARMAMENTO e ainda MAIS O IMPORTANTE que É o comportamento: EXCEPICIONAL,tirando as dezenas de missões,campos,serviços na vermelha ou na preta que tirei,nunca me atrasei nos meus compromissos de caserna; Para não poder seguir em diante com o sonho que tive des de criança em seguir a carreira militar;POR CAUSA DE NORMAS FEDIDAS CRIADAS POR MERSENARIOS,é por isso que aquelas duas palavras escritas em uma bandeira que não acho que representa uma nação valorosa qui é : “ORDEM E PROGRESSO”;ME RESPONDAM A UMA PERGUNTA!?”"”"”"”"” AONDE ESTA O NOSSO VALOR DE SER BRASILEIRO????????????”"”"”"”"”"”

  34. saulo disse:14 out 2012 às 6:24 pm · Responder

    É, um abuso do nosso poder brasileiro ,de não deixar até pessoas ,que não teve a chance de entrar por excesso de cândidatos na primeira vez, não tendo a segunda chance de realizar esse sonho.

    A questão é que eu fui despensado do serviço militar, estudei bastante até 23 anos de idade e trabalhando muito e conclui que meu objetivo é servi as forças armada de ser um fuzileiro naval.
    Mas quando tive essa oportunidade, não consegui porque o limite de idade é 22 anos, é um absurdo isso trbalhando duro para melhoria da nossa nação eu quero realizar esse sonho.

    Desde já agradeço

  35. Darlan Menezes disse:17 out 2012 às 1:31 pm · Responder

    Sou inteiramente a favor pelo fim do limite de idade no concurso para os quadros
    das forças armadas. Além dos vários argumentos apresentados acima pelos colegas
    dois fatores me convencem firmemente dessa opinião: A igualdade de oportunidades (como foi dito) , respeitando os critérios e as devidas condições de cada um e o senso de patriotismo. Quem podera dizer que uma pessoa acima dos 40 tem mais ou menos que um jovem de 18 ou 20. Um abraço a todos.

  36. Augusto Resende disse:25 out 2012 às 1:34 am · Responder

    Ola.
    Infelizmente , por essa limitação de idade pelo concurso público militar para oficial combatente do exército , a qual se limita entre 17 e 21 anos , não poderei mais realizar meu sonho de ingresso a AMAN .Atualmente tenho 21 anos , porém o concurso já fora realizado , e infelizmente não obtive êxito. Essa questão de limite de idade é um cláusula bastante polêmica , porém concursos como o da EFOMM e EN tem seu limite de idade de 17 aos 24 anos , o que possibilita maior chance aos candidatos de adentrarem às Escolas. Esse limite entre 17 e 24 anos , não foge do argumente daqueles a favor desse limite , que é a de aptidão física do candidato , pois jovens com essas idades têm mínimas limitações físicas.Dessa forma , concluo com uma esperança de que esse limite cronológico seja estendido , pois existem muitos fora desse limite com excelente condicionamento físico e psicológico , capazes de exercerem a função de oficial do exército , servindo o nosso Brasil !
    Obrigado.

  37. jailson barbosa disse:3 dez 2012 às 7:50 pm · Responder

    olá tudo bem sei bem que a idade as veses nâo é tudo é preciso saber pensar e ter esperiencia para enfrentar as lutas diarias

  38. Moisés disse:5 dez 2012 às 11:04 pm · Responder

    Será que estou privado de servir a pátria ?
    tenho 21 irei fazer 22 anos , ano que vem , e como vejo concursos como AFA , Escola Naval entre outros só admitem até os 23 anos …
    Eu gostaria muito de dar esse orgulho (principalmente ao meu pai que foi um ex-paraquedista) para mim mesmo !
    Para concursos publicos como TRT e outros do genero , não existe limite de idade ( até porque NÃO HÁ NECESSIDADE de exigir idade) por quê será que com as forças armadas tem de haver esse limite ?
    Ora se são todos VOLUNTÁRIOS , por que privar um cidadão de exercer sua obrigação com a pátria ?
    Na minha cabeça mais vale VOLUNTÁRIOS dispostos a servir do que OBRIGADOS (onde muitos servem ao exercito por serviço obrigatório).
    Se todos quiserem servir …Quem os privará ?
    se 90% do Brasil for militar qual é o problema ?
    Israel serviço MILITAR É OBRIGATÓRIO para homens e mulheres ( 2 anos para os homens e 1 ano para as mulheres) …
    Infelizmente argumentos de que a idade pesa , isso NÃO É ARGUMENTO !
    o que pesa É O CORAÇÃO ! o amor pela Terra onde nasci ! onde quero Honrar a minha pátria MÃE e onde quero mostrar ao meu pai , que ele foi honrado pelo seu filho ! onde todos nós VOLUNTÁRIOS e BRASILEIROS-NATO , JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E MANTEREMOS A SOBERÂNIA NA TERRA , ARES E MARES BRASILEIROS !
    Que o Suprema Tribunal Federal ENTENDA …
    Não PRIVE O CIDADÃO DE QUERER CUMPRIR SUA VONTADE E OBRIGAÇÃO COM A NAÇÃO !

  39. Zampieri disse:24 jan 2013 às 2:12 pm · Responder

    Srs.. Acredito que para essa ignorância, a resposta é, limite de idade existe para quem próprio se impõe, e não para quem quer ser algo, como um militar, pois eu servi a pátria e não soube a aproveitar hj quero voltar e não posso pois ja tenho 29 anos, acredito que o amor pelo que vc quer fazer vale muito mais que uma faixa etária…

  40. fabio disse:31 jan 2013 às 4:35 am · Responder

    bom dia pessoal.
    mas então como ficou essa questão sobre o limite de idade para as provas sejam elas para a AFA, AMAM, ETC… FOI MUDADO OU FICARAS COMO ESTA. COM O LIMITE MÁXIMO DE 23 ANOS….???? SE ALGUM DE VOCÊS SOUBEREM POR FAVOR PODERIA MI INFORMAR…PORQUE TENHO 28 ANOS E SONHO EM INGRESSAR NA AFA.FORMAÇÃO DE PILOTOS. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  41. fabio disse:1 fev 2013 às 9:06 pm · Responder

    BOA NOITE SENHORES.

    EM QUESTÃO AO LIMITE DE IDADE PARA O INGRESSO AS ACADEMIAS MILITARES SENDO ELAS AFA.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12464.htm

    VISITEM ESSE SITE:

    E VOCÊS VERÃO TUDO PARA O INGRESSO A RESPEITO NA AFA “ACADEMIA DA FORÇA Aéria.

    FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO A RESPEITO DESSE VETO.
    MUITO TRISTE MESMO.

    POIS HOJE ESTOU COM 28 ANOS E VEJO MEU SONHO INDO EMBORA.
    NÃO ACREDITO QUE ESSE VETO ACABOU COM O SONHO DE MUITA GENTE, QUE UM DIA SONHARAM EM INGRESSAR NA AFA.

    CASO EU ESTEJA ENGANADO POR FAVOR MI CORRIGEM SOBRE ESSA QUESTÃO.
    BOA NOITE A TODOS.

    • Carlos disse:12 jul 2013 às 5:55 am · Responder

      Pois é cara, apesar de está apenas uma ano à frente do limite de idade AINDA TENHO esse sonho de ingressar na AFA e ser um piloto militar, mas infelizmente estou impedido de lutar por esse sonho por causa da minha idade, por isso acho muito injusto, tanto que isso me bate uma tristeza muito grande, pois se eu tivesse a oportunidade de ingressar na AFA de uma coisa eu tenho certeza, eu ia dar o meu melhor e iria ser um grande piloto, e agora nem tentar eu não posso mais, isso nos da uma indignação muito grande. #INDIGNADO

  42. juarez alves disse:23 fev 2013 às 7:44 am · Responder

    caros amigos estive por 4 anos servindo em um pelopes dos boinas pretas do exercito, no qual participei de marchas de 36 km e operaçoes antiterroristas, e relato a todos que se a idade é problema então os sargentos e subtenentes acima de 30 não poderiam participar de campanhas e não poderiam esta ativos na função tendo emvista o ano de instrução de cada aquartelamento.

  43. Fernando Carvalho disse:12 mai 2013 às 1:48 pm · Responder

    Caros amigos, sou obrigado a concordar que idade não define a competência, pois a prova disso são duas situações. Hoje o EB está contratando mais Oficiais PTTCs (Prestadores de Tarefa por Tempo Certo) do que abrindo concurso ou seleção para cargos Administrativos. Exemplo disto foi a Portaria de Fev/2013 que concedeu o direito das regiões contratarem ex-militares na maioria oficiais da R1 que tinham acabado de ir para a Reserva….é mais comum do que parece – Não há seriedade quando a coisa se trata de benefício para a família de oficiais…mas quando se trata dos benefícios para os praças, a coisa muda completamente…nem mesmo cursos de qualificação são concedidos aos QE ou aos QAO, só mesmo para aqueles que sabem os caminhos!!! A mudança começa pela ideologia falida do modelo de Gestão das Forças Armadas que está sendo adotada em nosso país…pois militar trabalha muito mais do que apenas as 40 horas do serviço público tradicional…em um único dia de serviço de Guarda do Quartel por exemplo…um Praça pode tirar até 27 horas de serviço armado e ainda encarneirar no Administrativo mais 8 horas…isto em apenas 2 dias de serviço…acha que mentira? Converse com qualquer Sargento, de carreira ou Temporário?

    Outro fato um tanto quanto curioso é que enquanto muitos militares de carreira estão desistindo por desestimulo de seguir a carreira militar o próprio Governo concede aos da Reserva R1 o direito de voltar como PTTCs (Prestadores de Tarefa por Tempo Certo), sendo acrescido 30 % nos vencimentos básicos afim de não necessitar de contratar novos militares para desempenhar as Tarefas que estes PTTCs teriam que desempenhar.

  44. Fernando Carvalho disse:12 mai 2013 às 1:52 pm · Responder

    Cálculo da Carga Horária

    Seg: Entra as 07:00 e está de serviço;
    Ter: Sai as 17:00; (34 horas) em dois dias
    Qua: Entra as 07:00 e está de serviço;
    Qui: Sai as 17:00; (34 horas) em dois dias
    Sex: Entra as 07:00 e está de serviço;
    Sab: Sai as 09:00, contando com o não atraso do pronto do armamento; (26 horas) em dois dias
    Dom: Entra as 07:00 e está de serviço; (17 horas) até a meia noite.

    34+34+26+17= 111 horas semanais.

    Maior Bizu. Um blog para os militares. BRASIL!

  45. Ruth Sebastiana deFreitas disse:15 mai 2013 às 6:28 pm · Responder

    As instituições militares ainda estão galgadas na idade da pedra, pois que o requisito força física é coisa típica de troglodita, e nos sabemos que os homens de força física como Sansão, Golias, infelizmente tinham só força, eram uns ogros,foi-se o tempo em que os combates eram corpo a corpo como nas batalhas romanas, agora as armas são químicas, hoje o combate é feito através do intelecto, estamos na era da informática, onde os programas de computadores é que fazem tudo e para operar um computador não precisa força, é preciso sim inteligência, em caso de guerra todos serão chamados à defesa do país, acho discriminatório limitar idade para essas carreiras, desrespeito à Constituição. Brasil país do desrespeito, pois sabemos que hoje, o judiciário é o primeiro a desrespeitar as Leis, a jurisprudência é que está valendo.

  46. valdiney lopes da silva disse:11 jun 2013 às 12:16 pm · Responder

    sempre foi meu sonho ser um piloto de aviões!!!

  47. valdiney lopes da silva disse:11 jun 2013 às 12:18 pm · Responder

    Desde criança eu tinha um sonho ser piloto de aviões!!!

  48. vanessa disse:28 ago 2013 às 12:48 am · Responder

    fiquei mt decepcionada c isso pois sou uma jovem de 30 anos forte e robusta que poderia atuar c toda garra e perseverança, sonho em seguir carreira muilitar…um sonho que aqui impossível de realizar….contudo tenho dois filhos que que lhes ensinarei a amar o nosso paí e a servi-lo…te amo pátria amada….

  49. marlucio disse:3 set 2013 às 4:35 am · Responder

    acho que o exercito tem discriminado pessoas que tem mais de 40 anos, já que não aceita pessoas com mais de 40, então, porque eles não aposentam militares com esta mesma idade ou eles são melhores do que a gente? se são é por causa do treinamento, ora mais é só treinar os civis também, que eles verão que também temos capacidade!?

  50. marlucio disse:3 set 2013 às 4:40 am · Responder

    acho que o exercito tem discriminado pessoas que tem mais de 40 anos, já que não aceita pessoas com mais de 40, então, porque eles não aposentam militares com esta mesma idade ou eles são melhores do que a gente? se são é por causa do treinamento, ora mais é só treinar os civis também, que eles verão que também temos capacidade! isso para eu discriminação com o cidadão que quer servir a pátria através das Organizações Militares do exercito, marinha ou aeronáutica de nosso país.

  51. Bruno kamikase disse:3 set 2013 às 10:40 pm · Responder

    Pq oconcurso da bombeiro combatente rola até 50 anos Pq?????????????e os demais ñpq ???

  52. Eng. Weligton Pereira disse:14 set 2013 às 11:29 pm · Responder

    Senhores,

    As pessoas que vivem, nesse honrroso país, tem problema de intencionalidade, pois, nesse país tudo é intencional, os filho dos senhores barões, vão viver de que, se a porta se abri, para os menos favorecidos? Veja o exemplo das universidades…
    sou milico da reserva não remunerada, e tenho boa forma física, com 41 anos mesmo sendo eng. fica difícil enteder as ações, emprego 41 difícil, concurso 41 difícil, aposentadoria com 60 difícil, realidade esse é o país de Dilma, Lula, Vagner e outro que foram extraditados e que todos da revolução de 45 se encontra no Governo…rsrsr, abocanhando milhões, afinal eles lutaram pra isso.
    um forte abraço esse é o Brasilzinho está decrescendo.

  53. Ney S Viana disse:23 set 2013 às 5:57 pm · Responder

    Srs, Fui soldado do exército em Praia Grande-sp em 1978 e hoje tenho 54 anos, concordo com todos os comentários aqui e aproveito pra deixar o meu: sem dúvidas que os brasileiros de hoje estão muito mais preparados e capacitados pra qualquer atividade e principalmente a militar, pois a faixa etária de vida subiu muitíssimo, e como todos aqui tenho uma saúde excelente, trabalho o dia todo não me canso e ainda tenho uma aparência de um jovem de trinta anos o que me deixa super feliz. Com o advento do pre sal e a subida do Brasil dentre as outras nações, o caso amazônia onde a mesma tem sido vigiada e até mesmo com planos de tomada. As Forças Armadas Brasileiras estão perdendo tempo demais, ora se o cidadão presta o concurso, é avaliado e tem capacidade para os quadros das Forças Armadas, qual o problema se tem 30 ou 100 anos? Ele cumpriu todas as designações, está apto para exercer a sua profissão. Ninguém usa o tempo todo força física, ainda mais no nosso tempo onde a inteligencia é fator primordial sendo usada dia e noite. Portanto não tem que ter idade , tem que ter é interesse e competência.

  54. heitor disse:29 nov 2013 às 11:11 am · Responder

    Nao se esqueçam que tudo nesse pais como as leis ,estatutos e conceitos especialmente dos militares são de uma epoca onde a expectativa de vida era de 45 a 55 anos…isto é decadas de 50 e 60….!!

  55. SD nb/CB ev André disse:18 jan 2014 às 1:54 am · Responder

    …Há 13 anos estou na Reserva e nos dia de hoje pude verificar que muitos conscritos Recrutados não possuem a mesma resistência e disposição diante de um militar antigo quer seja Sgt, Sub e por aí vai…pois na época em que vivenciei a doutrina da Caserna, muitos militares “coroas” tinham mais aptidão do que muitos SDs, então ao meu modo de ver acho Hipocrisia falar de idade…pois o Exército funciona como um conjunto de Engrenagens onde há aquelas que trabalham com a força e outras, que trabalham de forma mais precisa…sendo assim unindo Inteligência e Força! Brasil! Acima de Tudo…abaixo somente de Deus! Infantaria…

  56. santiago luciano disse:1 mai 2014 às 1:31 am · Responder

    Caros Amigos:
    Desde ja, gostaria de ressaltar junto com os senhores, a indignaçao pelo desrespeitoso limite de idade imposto nos concursos militares.
    Entretanto, podemos dizer com convicçao que nossos votos sao indispensaveis a manutençao da democracia….
    Gostariamos muito que a OAB e os orgaos competentes pudessem nos dar enfase nessa causa. Somos uma so naçao e por direito temos de ser respeitados como cidadaos.
    Para que o crime de discriminaçao possa ser banido dentro da sociedade, temos que resguardar e garantir o bem estar , o direito de ir de vir de cada cidadao, nao importando sua idade, sexo, cor ou qualquer adjetivo que possa assim o definir.
    Que possamos ter alguem que nos represente no congresso nacional e que cidadaos como eu, Santiaho, possa voltar a ter oportunidades de realizar sonhos e alcançar objetivos.
    Agradeço desde ja pelo apoio e atençao….
    E que minhas palavras possam ser tambem a dos meus amigos companheiros que buscam com tamanha maturidade o direito de conquistarem o seu espaço dentro das Forças Armadas!
    Obrigado

  57. ALEX SANDRO disse:1 mai 2014 às 2:16 pm · Responder

    Sou da mesma opinião essa coisa de limite de idade para entrar nas Forças Armadas é uma palhaçada e ridículo pois estamos no século 21; séculos de muitas mudanças, modernidade e avanço, só as Forças Armadas que não está avançando com esse regime antigo e ultrapassado de limite de idade para concurso, hoje atualmente o concurso do Corpo de Bombeiros do RJ já saiu na frente a idade é ate 51 anos,tanto para soldado como para Oficiais.

    Nota 1000 para o nosso Corpo de Bombeiros do RJ pois deu vida a sonhos enterrado de muitos cidadãos que tem a chance de conseguir ser Bombeiro profissão admirada e elogiada por toda sociedade.

    Tenho uma frustração profissional até hoje comigo e vou levar comigo enquanto viver de não ter sido um Fuzileiro Naval em 1995 estava no limite da idade passei bem na prova escrita e até nos testes físico só que na natação me deu uma cãibra
    e perdi na metade do percurso, na época o avaliador não quis me dá outra chance ainda implorei avisando que estava no limite da idade e saí arrasado parecia que o mundo havia caído sobre a minha cabeça, hoje tenho 39 anos e estou em plena forma física.Hoje se O Comandante do 1º Distrito Naval me desse a chance de me inscrever eu seria o primeiro a estar na fila.

    Alex Sandro

    Um cidadão frustrado Profissionalmente de não ter sido Um Fuzileiro Naval do Brasil tudo por causa do limite de idade na minha época 1995.

  58. Ronanthan Silva disse:18 mai 2014 às 4:35 pm · Responder

    Tenho 24 anos completarei 25 anos agora em outubro de 2014, prestei concurso duas vezes para Fuzileiro Naval e não passei. Hoje estou vendo meu sonho de servir as Forças Armadas Brasileiras ficarem cada vez mais longe. Não entendo porque tanta burocracia, para servir e lutar pelo meu país.
    =/

  59. Andre sodré disse:17 jul 2014 às 1:43 am · Responder

    Me chamo André sodre,sempre tive vontade de servir a patria,através do eb,acredito que faltou oportunidade,pois todos testes que fiz fui apto,porém não convocado,mas não desisti,fui á luta e hoje sirvo com missões semelhantes,o fato é que enquanto se discutem sobre idade,muitos guerreiros estão morrendo sem a realização de seus sonhos.

  60. Vanderlei Mello disse:20 jul 2014 às 4:43 pm · Responder

    Olá
    Discordo totalmente de todos que dizem que idade conta ponto, pois é certo que a realidade do brasil é outra. Conheço Pedreiros e 60 anos por ex: que faz o que um jovem não faz. Eu por exemplo, tenho 47 anos e desafio qualquer um de idade de 20 até a 40 a competir comigo numa maratona de 40 quilômetros, a carregar e descarregar um caminhão de cimentos de 60kl, desafio qualquer jovem a levantar as cinco da manhã e dormir depois da Meia noite como faço todos os dias. desafio a pegar no pesado na academia e depois trabalhar no pesado o dia todo como faço. Andar com uma mochila e um fuzil nas costas como disse um colega acima, isso faço e tiro de letra ando o quanto for necessário e desafio qualquer um a prosseguir além do limite estipulado. A Bíblia fala de Calebe que lutava nas guerras com 85 anos e dizia ter disposição de um jovem. Sem essa de idade, isso é muito relativo, tem jovens de 20 que não aguenta nada, enquanto que homens de 50 aguentam trabalho duro e rotina penosa.
    Abraço a todos e mantenho o desafio a quem quer que seja!

  61. marcio jardim da silva disse:28 jul 2014 às 6:14 pm · Responder

    eu acho o seguinte qualquer e toda força militar nao era para existir limite de idade e sim fazer o seguinte adptar as provas fisicas e quem passasse passou e fazer o aproveitamento .obrigado e ja tenho dito fui

    • Wellington Rogerio Dos Santos disse:27 dez 2014 às 11:34 pm · Responder

      Bem concordo com seu argumento pois me encontro com 37 anos de idade quando tinha quando tinha me 22 ou 23 me submeti a um campeonato de Vale Tudo realizei quatro combate em uma noite de competição lembrando que o MMA que assistimo hoje é puro modismo,não vem ao caso más onde quero chegar é que exigia-se muito mais esforço nos treinos,me preparei durante uns cinco meses e nesse período tive que ter uma noção de pelo menos oito diferente modalidade de artes marciais e como trabalhava o dia inteiro na hora do treino chegava a executar até três modalidade, devido a falta de de recurso e tempo não levei adiante os treinos interrompi as aulas por vários anos até que a uns meses atrás participei de umas aulas em uma acadêmia só senti os dois primeiros dias e depois senti que se deseja-se e tivesse tempo disponível teria condições físicas para dar seguimento aos treinos a unica situação que senti dificuldade com os alunos que tinha menos foi na qualidade más ai tive a mesma dificuldades com os mais experientes e foi pelo fato da prática interrompida já na parte de força e resistência me senti mais preparado comparado hoje em relação a anos atrás .

  62. leonardo de m tavares disse:11 ago 2014 às 4:28 pm · Responder

    Olá.sou Leonardo tenho 23 anos.meu sonho era servi minha pátria mais não concedido este mesmo portanto eu acho pra ser um militar não precisar de muitas burocracias.sim tenho 1.70 de alt.tenho 69kl e mesmo com esses aspectos não passei.mas se tivesse uma guerra iam recrutar todos.mas vcs acham essas pessoas que foram recrutadas exemplo:hoje! seria igual as pessoas que já foram recrutadas e treinadas para esse objetivos.essas pessoas seriam fracas.observação: esse e o meu pensamento portanto não julgo ninguém cada qual pensa de um jeito!

  63. antonio marcos disse:16 ago 2014 às 10:58 pm · Responder

    caros colegas a australia voce entra na armada com 17 ate 50 anos aki so se o brasil entrar em guerra ate eu me alistaria ou na legiao francesa mas idade nao diz tudo se ouvese mudança nas leis a coisa seria outra.

  64. sandro luiz gonçalves disse:6 set 2014 às 7:50 pm · Responder

    ola companheiros de patria!” meu nome e sandro luiz e minha opiniao ou comentario e assim como o vosso! nada menos indignativo!!!! hipocrisia mesmo!!! nosso pais fica ai investindo em projetos idiotas e esdruxulus ao inves de criarem nova lei onde autorizam maiores de 40 ou qualquer apto disposto a servir seu pais como os de inicio de juventude! hora, porque nao promovem cursos onde os interessados paguem seus interesses assim proporcionando ajuda aos cofres das forças armadas!???! temos direitos e amor a nossa patria!!!!!!! cada um teve um problema diferente q o obrigou _o a nao servir quando lhe era cabivel!!! queremos a nossa redençao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! obrigado!!! quero ver e fazer parte disso quando acontecer!!!!!!!!!!!! boa noite! abraços aos irmaos das armas!!!!!!!!!!!!!!

  65. Marcio disse:27 set 2014 às 12:30 am · Responder

    A verdade e a realidade, é que eles nao querem pagar a aposentadoria de um militar com pouco tempo de serviço, pois essa pessoa provavelmente, ja teve experiências aqui fora, que averbaria no tempo de serviço militar. Isso nao é questao de idade e simde dinheiro. Fui , abraços a todos e para quem é pqd , boas aterragens

  66. Wadner Marins dos Santos disse:8 nov 2014 às 5:17 pm · Responder

    Amigos tenho 43 e três anos sou moreno e tenho aparência de 20 minha coluna e o meu físico e de um jovem de 20 anos saudável . Já coloquei um monte de novinho no bolço e ainda falo que aguento qualquer trabalho forçado.Sou professor e músico e sempre tive vontade de ser músico da banda do Exercito brasileiro e ai será que vou envelhecer e morrer sem realizar o meu sonho? nem me importo com o salário que é muito pouco mas,gostaria de servir ao meu Brasil fazendo parte das forças armada.

  67. mariama disse:15 nov 2014 às 7:21 pm · Responder

    Meus caros muito triste mesmo,pois sonho q eu já sei q não irei prosseguir pois já tenho 24 anos e né oportunidades nos demanda,sempre tentando,enquanto tantos querem está ai outros pedindo a DEUS q seja dispensado outros estão aqui sem sucesso algum!!!

  68. antonio carlos brambila disse:1 jan 2015 às 8:20 pm · Responder

    E fui militar durante 11 anos agora estou na reserva se remuneração , fui paraquedista , fiquei 5 anos no CIGS precisei sair por motivos de familia e depois tentei voltar mas não podia mais isso entristece muito que já esteve na ativa
    e posso dizer que corro meia maratona e sou professor de carate . posso garantir que posso competir com qualquer soldado ou praça na ativa . selva!!!

  69. Petrônio Luiz disse:9 jan 2015 às 2:08 am · Responder

    Caros colegas sou reservista e tenho 32 anos, servi na unidade de Escolta e Guarda do 2º Batalhão de Policia do Exercito em São Paulo, fiz algumas missões importantes para a nação e adoraria ter a oportunidade de retornar ao serviço militar porque só quem experimentou o que nós experimentamos sabe do que estou falando. Não é apenas por remuneração ou estabilidade é por amor a farda, tenho dois conhecidos que estão prestes a embarcar para a França buscando oportunidade na Legião Estrangeira mas como lí aqui em um dos comentários sou Brasil e minha pátria precisa de mim muito embora esta mesma pátria nos recuse só porque o tempo nos deixou mais experientes, garanto aos Srs. muitos de nós com os pensamentos e inteligencia que temos na atual idade seriamos muito uteis para algumas corporações. Não se trata mais de força fisica e sim de massa cinzeta em abundancia. Chegara a época em que as guerras serão 90% tecnológicas e 10% combate. Um forte abraço a todos e boa sorte.

  70. Rogerio Medeiros disse:18 jan 2015 às 4:02 pm · Responder

    Concordo plenamente qndo disseram que se houvesse uma querra o limite de idade deixaria de ser um impecilho,e passaria a ser uma soluçao,vergonha um paiz tao grande mas que pensa tao pequeno,somos um povo inteligente e esforçado,mas a burrocracia destte paiz( LEIS) nos impede realmente de sermos brasileiros no qual temos orgulho de ser,amo meu paiz mas e mais facil ser um militar nos estados unidos,doque a lei daqui nos favorecer en alguma coisa

  71. Tayná Ramos disse:5 fev 2015 às 9:21 pm · Responder

    Espero que alguem possa me ajudar!!!
    Bom tenho 19 anos e moro no rio de janeiro quero muito fazer a prova pra bombeiro , tenho o segundo grau completo, não tenho nenhum curso de enfermagem ou algo de outro tipo . posso fazer o concurso ?

  72. alfredo goma vumbi tutula disse:19 fev 2015 às 4:12 pm · Responder

    eu tenho 28 anos sou tecnico de informática tenho médio feito e vivo em benguela e quero ser faa o que faço

  73. katia moraes disse:25 fev 2015 às 8:46 pm · Responder

    Tb acho um absurdo! Sou fisioterapeuta e n consigo ingressar no exército pq tenho 47 anos! Agora me diga! Qual o peoblema?

  74. Marcos Vinicius Bento da Silva disse:27 fev 2015 às 8:01 pm · Responder

    tenho 25 anos e gostaria muito de voltar para força ,pq pra bombeiro nao tem limites de idade e nem para PM ,, até 30 anos o cara ainda e jovem ..Aman EsSa pq eles não aumentam o limite de idade …

  75. fernando de oliveira disse:4 mar 2015 às 3:24 pm · Responder

    tenho 29 se quiser fazer um TAF vamos nessa, sou atleta e tenho capacidade de aptidão física de 100%

  76. Gleydson Silva Brito disse:10 mar 2015 às 5:10 am · Responder

    O limite de idade deveria ser um pouco maior do que os 23 anos,hoje eu tenho 22 anos irei fazer 23 de em junho,pois tenho uma enorme vontade de exercer uma profissão a qual admiro e gratificante, só reconheci que eu tinha aptidão pra exercer a tal quando dei baixa em 2011, no qual gostaria muito de fazer a espcex e assim me torna r um oficial do exercito, o limite de idade tem muito a ser determinado de acordo com cada função especifica, assim dando uma oportunidade a milhares de jovens que queira se tornar um combatente assim servindo com audácia.

  77. daniel disse:31 mar 2015 às 10:53 am · Responder

    Tenho 26 anos, e não posso mais entrar nas forças armadas.. Não acho isso certo. O Bravia devia adotar o que os Estados Unidos faz. Permitir que qualquer cidadão se aliste e sirva o seu país quando quiser. É claro que o mesmo deve ser submetido a exames médicos para saber como que a sua saúde está.. Sempre quis servir, só por uma fatalidade não pude.. E agora que estou bem não tenho mais idade.. Podiam fazer como bombeiro e pm que aceitam pessoas com mais idade.. Pensem governantes, quantos cidadão não teriam até uma segunda chance na vida se as forças armadas os aceitassem !!!!

  78. Elisson felipe fieldkircher disse:14 abr 2015 às 5:07 am · Responder

    Boa noite! Quero que reflitam Senhores do Supremo Tribunal Federal. Sou um jovem que servi em 2010 1° RC MEC Itaqui RS em 2011 era pra mim ter engajado mas por motivos familiares pedi baixa. Tenho 24 anos e decidi fazer o concurso por que hoje, minha família esta mais resolvida.Ser militar das forças armadas sempre foi meu sonho. E creio que outros guerreiros também que estão passando pela minha mesma situação de vida também tenham esse sonho.Por isso eu digo… Sargento Max Wolff Filho foi quem ? Eu quero que vocês Senhores do Supremo Tribunal Federal reflitam na história desse grande homem brasileiro que morreu como um herói ( AOS SEUS 33 ANOS) com muita honra e que foi reconhecido pelos EUA e a ITÁLIA. Hoje ele é patrono da EsSA aonde eu pretendo fazer o concurso, mas o que me impede é o limite de idade.Isso tem que acabar.Determinam um limite de idade maior.Por favor que essa mensagem chega até eles.E que reflitam

  79. Fernando disse:6 mai 2015 às 9:22 am · Responder

    Concordo com todos os comentários, tenho 39 anos e não entendo o porquê dessa estigma preconceituosa com a idade. Recentemente fui fazer alguns exercícios com meus sobrinhos com idades entre 22 e 25 anos, e nenhum chegou aonde cheguei, incluindo corridas de natação. Então, se não há limite de idade para concursos como polícias civil e federal, por que não não haver para organizações militares? Na aeronáutica, o limite de idade do concurso para os profissionais nas áreas administrativas era de 42 anos, enquanto que em outras forças é de 30 anos. Isso é totalmente inconstitucional, excluindo cidadãos aptos para servir ao país. Concordo com alguém que falou acima: “é por isso que esse aís não vai pra frente”.

  80. sergio disse:11 mai 2015 às 2:38 am · Responder

    IDADE É EXPERIÊNCIA E DETERMINAÇÃO E NÃO INCAPACIDADE, IDOSO PODE VOTAR, SER VOTADO E ELEITO, GOVERNAR OU FURTAR O PAÍS, INCLUSIVE SER MORADOR DE RUA, VAGAR COM FOME TODOS OS DIAS CARREGANDO MAIS PESO DO QUE UMA MOCHILA RECHEADA DE SUPRIMENTOS INCENTIVADORES, PORTANDO UM BELO FUZIL PARA SE DEFENDER, PORTANTO É SIMPLESMENTE PRECONCEITUOSA E IGNORANTE A AFIRMAÇÃO, QUE ESTE IDOSO NÃO PODE SER OFICIAL DE INTENDÊNCIA NA ÁREA JURÍDICA, JÁ QUE NO STF, STJ,TCU E ETC, PODE ATÉ OS 75 ANOS DE IDADE OU QUEM PODERÁ AFIRMAR QUE EM BREVE NÃO PODERÃO CONTINUAR ATÉ OS 85, POIS NÃO LHES FALTA CAPACIDADE. “A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE”.

  81. claudemir disse:15 mai 2015 às 11:18 am · Responder

    eu gostaria de saber oque cai nas provas, para entrar em uma academia militar das forças armadas.

  82. Daniel Carriel disse:8 jun 2015 às 8:44 am · Responder

    Pessoal, bom dia.
    Acredito que por trás desta regra esteja escondido o medo do Governo de ter de arcar com aposentadorias de servidores com um tempo menor de serviço, creio que este seja o único motivo.
    Mas como podemos realmente mudar isso?
    Exigir que nossos representantes na câmara criem leis para evitar este tipo dr discriminação

  83. Juarez Silveira da Costa Filho disse:15 jun 2015 às 9:36 am · Responder

    Bom dia! Gostaria de sugerir a alguns reporteres uma sugestão de matérias, pois tenho mais de 30 e nunca estive tão bem e muito mais responsavel que antes e que muitos e devido a faixa de idade na carreira militar, não consigo me inscrever e tenho certeza que teria muito a contribuir para com o Brasil, mais não consigo entender o por que deste limite de idade, fica a dica e eu gostaria de uma desculpa melhor, por que se houver uma guerra ai sim com certeza iria me chamar pra ficar no pelotão da frente, pra gastar munição dos inimigos….ai nós servimos né!…

  84. Vinicius Braga Ribeiro disse:19 jun 2015 às 3:49 pm · Responder

    Boa tarde ! Servi por 9 anos 11 meses e 17 dias na Marinha do Brasil e em 2005 quando sai foi criado a 6º revisão do planpo de carreira ( posso esta enganado quanto a revisão) , mas dois ano depois a Marinha criou uma outra revisão revogando a anterior e eu havia sido aprovado na prova para sargento da aviação
    só que não entrei no numero de vagas .
    Entrei com uma ação e perdi por duas vezes , no entanto gostaria de aproveitar e deixar minha opnião quamto a idade de maior 40 anos eu acho que poderia servir e gostaria de que se alguem conhece alguem que retornou por ação judicial deixe uma postagem .

  85. Iran Santos da Silva disse:4 jul 2015 às 9:35 pm · Responder

    Na década de 90 fui combatente do 3ºRCC no Rio de Janeiro,e gostaria de deixar claro que dei baixa porque o EB não estabilizaria os cabos e soldados NB do meu ano em diante,e eu tinha planos de crescimento,pois já avia concluído com sucesso o CFC (curso de formação de cabo),aí tive a ideia de sair me formar prestar concurso e voltar como SGT da ESA ,descobri que não poderia ser mais aquilo o que fui educado a minha vida inteira para ser,mesmo sabendo que aos 41 anos de idade ainda estou preparado ,pois sou faixa marrom de judô, faixa roxa de jiu-jitsu,motorista de veículos pesados (caminhões traçados), motociclista ,tec.de enfermagem ,eletrotécnico especializado em comandos elétricos CLP e outros ,eletricista residencial e industrial,mecânico de refrigeração domestica e industrial,professor de elétrica e refrigeração domestica,sem falar das especializações em blindados e armamentos que tive no EB;Sou filho de um ex.combatente da FEB que me ensinou a amar a pátria onde nasci,mesmo depois de tanta negligencia e descaso e abandono com os homens e mulheres que deram suas vidas para a honra de uma nação,meu pai me ensinou a ser um soldado e ainda sonho todos os dias em ser novamente parte das fileiras do EB e só espero das autoridades, é que não continuem nos excluindo como fizeram por anos com meu pai e outros pracinhas brasileiros que foram forçados a dar baixa ainda em solo estrangeiro e em solo brasileiro condenados a anos de não reconhecimento ;Senhores governantes será que o meu conhecimento e experiência assim como o de tantos outros irmãos e filhos desta mesma mãe pátria não tornaria nossas forças armadas mais fortes e conscientes do verdadeiro significado de patriotismo ?….Se eu tiver oportunidade prestarei concurso e voltarei a servir a minha pátria independente do salario ser baixo pois sou um cavalariano soldado boina preta e reservista do exercito brasileiro!…
    Cavalaria Brasil!!!…
    Brasil a Cima de Tudo!!!
    A Baixo de Deus!!!

  86. Ailton disse:5 jul 2015 às 8:13 pm · Responder

    as forças armadas ta falida pois se pegarem gente experiente com mais de 30 teram que elevar o salario e não compensa ser temporário Das forças armadas eu digo mais como um simples vigilante de condomínio trabalhando em escala de 5 x1 ganho muito mais dinheiro quase o triplo de um cabo das forças armadas e olha que sou formado vigilante com 15 dias em forças armadas ta um porcaria

  87. Josana disse:9 jul 2015 às 1:28 am · Responder

    Eu adoraria servir…. mas com 49 anos, sei q é impossivel, ainda mais mulher…

  88. joel diniz pereira disse:5 ago 2015 às 8:21 pm · Responder

    eu tenho 21 anos e gostaria de servi alguem poderia estar me informando algo a respeito??

  89. paulo sergio disse:31 ago 2015 às 2:24 pm · Responder

    boa tarde!tenho 27 anos,e queria fazer o concurso de fuzileiros naval mas o limite de idade é de 21 anos…se eu fizer e passar posso ser chamado?

  90. Samuel bohrer disse:1 out 2015 às 10:00 am · Responder

    Li alguns comentários e tiro o chapéu para a França lá vc se alista na legião estrangeira e eles tem um limite de idade de se naum me engano 50 anos ou mais ou menos isso por isso estou indo pra lá tenho 32 anos pratico jiu jitsu e muay tay acho que sou capacitado tanto fisicamente quanto mentalmente pra ingressar nas forças armadas

  91. roberto mdina disse:1 out 2015 às 5:22 pm · Responder

    com a mudança na aposentadoria…as forças armadas também fara suas mudanças a ex. no que concerne limite de idade sendo que as mulheres até 42 anos….e os homens até o limite de 48 anos…e estando em pleno gozo de saúde física e mental verificado em exames nas respectivas juntas do serviço-militar…!!!

    • Edson Estevam disse:7 dez 2015 às 3:02 pm · Responder

      Caro Roberto, onde posso me interar mais dessa sua informação ( que por causa da mudança na aposentadoria a idade dos homens iria pra 48 ) ? Obg

  92. Antonio Francisco Gomes Da Silva disse:14 out 2015 às 5:44 pm · Responder

    OLA!! na boa !! ja fui militar nos 80 da antiga PELOPES ( Pelotão de Operações especiais), mas também tinha vontade de voltar a vida militar, tenho aptidões acima do esperado pelo EB, e hoje em dia os jovens não aguentam a rotina, que pra mim é pacata no cotidiano do EB, servi na época dificil onde a Mãe não via o filho chorar, rss ou melhor o filho chorava e a mãe não via, vejo acima muitos comentários que gostariam de voltara vida militar ou servi-la mesmo nas idades veteranas, o governo podia implantar um sistema de vida militar no pais so pra veteranos, entre 30 e 50 anos, onde eu viria soldados mais bem preparados e com uma visão mais ampliada sobre o país em todos osaspectos social, e com mais responsabilidades sobre o cargo que carregaria dentro da patentes graduadas militar, se tivesse oportunidade eu voltaria sim, e com muito orgulho de vestir as fardas do EB,

  93. Maik disse:24 nov 2015 às 1:02 pm · Responder

    oi tenho 23 anos tenho muita vontade de entrar no serviço militar sera q vcs podem me a oportunidade de exercer essa profisao

  94. JOBSON DE ALMEIDA TAVARES disse:13 dez 2015 às 10:28 am · Responder

    Aproveitando deste momento oportuno, para eu postar mais um comentário, também fui militar em meados de 2008 / 2009 na Companhia De Comando da 11ª Região Militar, local bloco : O Esplanada Dos Ministérios em Brasília – DF .
    Alistei no ano de 2007 em uma junta militar na cidade satélite Guará – DF e cumpri o meu tempo de serviço militar sendo conscrito, recruta e formatura de soldado em 2008 após 4 exames preliminares no Batalhão da Guarda Presidencial.
    Mas gostaria muito de me tornar um sargento de carreira militar.
    Aguardo após este final de semana, receber por gentileza, informações em meu endereço de e-mail acima.
    Um forte abraço aos seus departamentos.

  95. Damiao disse:27 dez 2015 às 4:20 am · Responder

    Eu sou de96/6 na brigada paraquedista e gostaria muito de volta às forças armadas

    • TAVARES disse:15 jan 2016 às 9:49 am · Responder

      Bom dia meus amigos,tambem servi em 96 na Bateria de Comando da AD/5 ,por 5anos ,eu gostaria de voltar novamente mas infelizmente não consegui mais por causa da idade

  96. Wanderson ferreira disse:31 dez 2015 às 3:15 pm · Responder

    Tenho 25 anos de idade!
    Sempre tive um sonho em ser um militar mais infelizmente eles colocam esse limite de idade de 24 anos tinha um sonho em servir e fui dispensado continuei estudando agora estou fazendo faculdade pra tentar fazer um concurso para PM pois infelizmente colocaram esse limite!
    Isso tem q acabar!

  97. manoel andrade do nascimento disse:30 jan 2016 às 10:03 pm · Responder

    Eu tenho 26 anos e gostaria de servir às Forças Armadas e gostaria de mostrar o meu potencial e servir o meu país

  98. claudemir da silva de moura disse:25 fev 2016 às 8:47 pm · Responder

    Gente, faço este ano 32 anos…..sempre quis fazer parte do eb…realizei alguns concursos mas infelizmente não obtive êxito, e por causa do limite de idade não pude prestar novos concursos…a respeito de aptidão física, acho uma bobagem tenho capacidade de fazer todos os treinamentos que a vida militar exige….passei 14 meses no 16GAC AP….Quanto ao tempo de serviço do militar que deve ser 35 anos; e ai sim, ira para o quadro de reservas, acho outra grande palhaçada, mais uma desculpa das forças para explicar o tal limite de idade….então uma pessoa que presta um concurso com 40 anos vamos dizer, iria pra reserva com 75 anos e esses casos então congestionaria o quadro de reservas e viraria uma bagunça é isso que as instituições militares alegam….bem em nosso país um presidente não precisa ter nem se quer ensino fundamental completo….tudo bem que vai ser eleito pelo povo…mas eu acho que pelo menos a escolaridade tinha que ser o primeiro requisito para tal cargo, mas não, mas pra ser no mínimo SGT do EB temos que ter segundo grau completo..kkkkkkkkk cara isso é hilario….outra coisa as novas leis de aposentadoria….alguns brasileiros, trabalhadores que passam anos lutando por uma vida melhor, só poderão se aposentar com 85 ou 90 anos dependendo da situação….ai eu pergunto quem paga os militares da reserva e quem paga os nossos aposentados…se não é o mesmo governo que está à frente do país…?? pq um cidadão comum pode trabalhar quase até morrer, ai se aposenta quase no fim da vida e ainda muito mal remunerado e um militar tem que se aposentar com no máximo 60 ou 65 anos….isso é uma grande contradição…..

  99. luiz disse:8 mar 2016 às 5:58 pm · Responder

    recentemente fui fazer a inscrição e fui barrado a lei do supremo nao vale

  100. Fábio disse:23 mar 2016 às 1:18 pm · Responder

    Boa tarde a todos, gostaria de parabenizar a todos vocês pelos comentários. Li alguns e aumentou minha alta estima. Quando tinha 18 anos quando entrei no exercício, não tinha a responsabilidade que tenho hoje aos 34 anos. Sempre carreguei esse espírito patriota comigo e até hoje para penso que seria útil para a pátria. As vezes sonho e me emociono que um dia estarei lá de novo. O direito de isonomia não é levado a sério aqui no Brasil, um lamento. As pessoas novas não tem a mesma linha de raciocínio e experiência de um de 40 ,50 ou mais. Então , fica aqui meus agradecimentos, pois são muitos que estão na mesma situação da minha que quer colaborar mais o Brasil está “cagando” nas nossas cabeças. Desculpem pelo palavreado.

  101. Paulo disse:15 jul 2016 às 10:40 am · Responder

    Prezados, bom dia!

    Me identifiquei com muitos comentários que li…, também sou ex militar, servi a MB por praticamente 10 anos. Fui dispensado por não obter uma boa nota na prova de Sargentos. Na época a Marinha mandava embora cabos que não tivessem sido classificados dentro no numero de vagas para Sargento, dai em 2005 fui licenciado por ex officio. No Ano seguinte, por perceber que muitos militares foram prejudicados e entraram na justiça, a Marinha decidiu não licenciar os cabos. A Marinha foi meu primeiro e único emprego, eu era e continuo sendo apaixonado pela corporação e pelas FAs, depois que sai, que fui perceber a verdadeira realidade do mundo paisano, aqui fora, que é o verdadeiro presídio, e só os fortes sobrevivem. Então tive que voltar aos estudos e encontrar um lugar legal para trabalhar. Hoje estou com 40 anos, e me sinto muito mal em saber que não posso retornar a minha “casa” pois tinha a Marinha como minha casa e minha grande família. Hoje, gozo de plenas condições físicas e de saúde, sou pós graduado e ficaria muito feliz se pudesse fazer um concurso e retornar as FAs. Diante disso tudo, eu queria compartilhar a minha ideia, ontem, após ler alguns comentários aqui escritos. Eu acho que poderíamos redigir uma carta para o senador Bolsonaro, pois vejo que ele seria um cara que poderia correr atras desse nosso sonho, pois é politico( ex milita) luta pela causa militar e sabe qual seria os meios legais que poderíamos seguir. Na carta poderíamos mencionar exemplos de FAs de outros países, ate mesmo a Legião Francesa. E mostrar que as FAs só teriam a ganhar com militares mais experientes e com prazer de ser da corporação. Fico no aguardo de vocês, Sds!!

Menções deste artigo em outros sites:

  1. Concurseiro da Terceira Idade tem direito à nomeação? « GEN Jurídico

Deixe um Cometário