A Importância do Feedback nos Estudos

como planejar os estudos para concurso públicos planejamento de estudo para concursos microcilos grade de horário

Qualquer que seja o objetivo em termos de estudos, mas principalmente sendo este a aprovação no concurso público, o feedback é fundamental, sendo que há argumentos que confirmam esta compreensão.

Do ponto de vista gerencial, é indispensável contar com algum mecanismo que permita informar e medir o quanto temos evoluído em relação ao que planejamos. Inclusive de modo a se apurar o quanto falta para atingir o universo de conteúdos a serem estudados, principalmente em função da data da prova.

Do ponto de vista emocional, ao dar feedback e visualizar claramente e concretamente o quanto temos avançado nos proporciona uma satisfação com o retorno pelo esforço que temos empreendido. E a relevância disto decorre do fato de que até a aprovação há uma longa caminhada, de modo que passa a ser importante experimentar estas pequenas conquistas, decorrentes do alcance das metas estabelecidas.

Já no plano psicopedagógico, dar feedback nos permite ter a clareza do universo de conhecimento sobre o qual avançamos.

Portanto, é preciso compreender a importância do feedback dos estudos e buscar meios que o viabilize.

Uma alternativa para quem não conta com nenhuma solução para tanto consiste nos recursos do Sistema Tuctor.

Ao dar feedback o usuário pode contar com vários meios para visualizar o quanto tem avançado, tais como gráficos e indicadores, como no exemplo abaixo:

Além disto, para facilitar a inserção dos dados sobre o quanto tem estudado, o usuário pode fazer isto diretamente na conta de estudos, ou contar com o Tuctometro, um aplicativo para celular que inclusive conta com cronometro progressivo e regressivo, para capturar o tempo de estudo.

Mas independente do meio adotado, o fundamental é que se conte com alguma forma de registro e visualização dos avanços nos estudos.

2 comentários até agora. Deixe o seu.

  1. Jamara disse:26 jun 2014 às 11:40 am · Responder

    Rogério:
    É com satisfação que informo que consegui minha aprovação no concurso da câmara municipal de Vitória. Após implantação de uma rotina de estudo .
    Att.Jamara

  2. Hélio Vogas disse:11 fev 2015 às 3:30 pm · Responder

    “ao dar feedback e visualizar claramente e concretamente o quanto temos avançado nos proporciona uma satisfação com o retorno pelo esforço que temos empreendido”

    Belas palavras!

    Acredito que essa é a base para se manter a motivação ao longo dos estudos e também alcançar a melhor nota possível.

Deixe um Cometário