Como se Preparar para Concursos: resenha do livro

concursos públicos como se preparar com alto rendimento resenha livro consurseiro solitário como passar

Foi publicada resenha do livro de minha autoria, lançado recentemente pela Editora Método, o qual trata de Como se Preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento, no Blog do Concurseiro Solitário.

A resenha, que traz informações relevantes não apenas sobre o livro, mas principalmente sobre o tema tratado, ou seja, como se preparar para concursos públicos, é de autoria do colaborador FONTENELE.

Além da resenha, foi publicada entrevista que concedi, também tratando de dicas e orientações sobre a preparação para concursos públicos, a qual será reproduzida em outro post.

Aproveito para manifestar minhas congratulações e agradecimentos ao Blog pela iniciativa da publicação, bem como ao autor da resenha, por ter produzido um texto bastante descritivo, útil e bem elaborado.

Vai abaixo o texto da resenha:

Não é só de livros de matéria que vivem os concurseiros. Hoje temos no mercado muito slivros que tratam de planejamento e dão dicas de estudo, tratam de motivação específica para concurseiros e tudo o mais. Mas como temos de “separar o jóio do trigo”, nada melhor que resenhar aqui no blog bons livros desse tipo.

A cada novo dia os candidatos a concursos públicos são premiados com novas ferramentas voltadas para técnicas eficientes de planejamento de estudo. Entre essas ferramentas gostaria de destacar a obra “Como se preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento”, de Rogério Neiva.

Rogério Neiva é Juiz do Trabalho desde 2002, foi Procurador de Estado e Advogado da União, professor universitário e de cursos preparatórios para concursos públicos e Exame da OAB, pós-graduado em Direito Público, pós-graduado em Administração Financeira, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Vice-Diretor da Escola da Magistratura do Trabalho da 10.a Região e criador do sistema “TUCTOR”, método amplamente descrito neste livro.

Aparentemente este livro poderia passar despercebido pela maioria dos leitores como apenas mais um material com dicas de estudo e preparação, no entanto, o objetivo do seu autor foi aprofundar bem mais o assunto que envolve estratégias e métodos capazes de encurtar o caminho rumo à aprovação no concurso público. É importante também destacar que o professor Rogério Neiva é um incansável estudioso do assunto e entusiasta desses métodos. Tomamos como exemplo, o sistema “TUCTOR”, ferramenta de preparação estratégica, que põe em prática, toda sua experiência por mais de uma década como estudante e professor de cursos preparatórios.

O livro tem boa diagramação e impressão gráfica de ótima qualidade, deixando todo o texto bem legível e fácil de ler. O papel tem gramatura leve e resistente, do tipo feito especialmente para confecção de livros. Vale ainda destacar o ótimo acabamento em encadernação do tipo brochura (as folhas são costuradas e coladas em uma capa de alta gramatura).

Logo na introdução, o autor faz as seguintes perguntas ao leitor: o que é necessário para passar em um concurso público? Por que aqueles que figuram na lista dos aprovados lá estão? O que fizeram para que lá estivessem?

Diante de tais perguntas, o leitor é capaz de avaliar a proposta do conteúdo técnico e prático desta obra através de alguns dos seus principais tópicos e subtópicos:

II. O PLANEJAMENTO DA PREPARAÇÃO DE ALTO RENDIMENTO

II.2 Os fundamentos da importância do planejamento

II.3 A proposta metodológica de planejamento

II.3.2 A primeira fase de preparação

II.3.2.1 Definição de objetivo

II.3.2.2 Definição de programa

II.3.2.3 Definição de fontes de estudo

II.3.2.4 O fator tempo na preparação: importância e levantamento

II.3.2.5 A alocação das matérias e a montagem da grade estratégica

II.4 Como o Sistema Tuctor pode ajudar na sua preparação

II.4.1 O que é? Como surgiu? Como pode lhe ajudar a passar no concurso?

II.4.2 Os indicadores e o extrato da conta de estudos

II.5 A segunda fase da preparação

II.5.1 Introdução

II.5.2 Suprimento de deficiências

II.5.3 Exercícios

II.5.4 Jurisprudência

II.5.5 Revisões

II.5.6 Periódicos

II.5.7 Conclusão sobre as atividades da segunda fase

II.5.8 A montagem do planejamento da segunda fase

III. APRENDIZAGEM

III.1 Introdução e conceitos

III.2 Como trabalhar a aprendizagem e a memória na preparação para o concurso

III.3 Técnicas de estudo e estilos de aprendizagem

III.3.1 Resumos

III.3.2 Esquemas

III.3.3 Mapas mentais

III.3.4 Sublinhar textos

III.3.5 Conclusões sobre as técnicas de estudo

III.4 O local, o momento de estudo e a concentração

IV. A GESTÃO DAS CONDIÇÕES EMOCIONAIS DA PREPARAÇÃO

IV.1 Motivação

IV.2 Crença na aprovação

IV.3 Disciplina

IV.4 Perseverança

Apêndices:

- Como estudar para concursos: Lei Seca x Doutrina (II)

- A revisão estratégica

- Como fazer provas objetivas de concursos públicos e exame da oab

- Concursos públicos: como superar as dificuldades na busca da aprovação

“Como se preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento”, leva o leitor, candidato a concursos públicos, a refletir sobre seus métodos e técnicas usados no seu planejamento de estudo. Mostra através de uma leitura clara e objetiva, que na maioria das vezes muitos candidatos pecam pelo excesso de confiança e motivação de sobra, mas não conseguem alcançar seus objetivos, devido à falta de um planejamento apropriado para cada fase do estudo (ausência de métodos), perdendo com isso, muito tempo e motivação para continuar seguindo em frente.

Destaco neste livro, o capítulo IV “A GESTÃO DAS CONDIÇÕES EMOCIONAIS DA PREPARAÇÃO”, assunto muito recorrente entre os concurseiros e que o professor Rogério Neiva, trata com muita seriedade através de 26 páginas, distribuído nos seguintes subtópicos:

IV.1 Motivação

IV.2 Crença na aprovação

IV.3 Disciplina

IV.4 Perseverança

Resumo da ópera – Este livro representa uma nova fase de publicações sobre práticas eficientes de estudo para concurso público, ou seja, substituem os velhos manuais de autoajuda, por métodos e técnicas que aceleram e encurtam os caminhos rumo à aprovação.

Fonte: http://concurseirosolitario.blogspot.com/

Deixe um Cometário