Dúvida do candidato: como estudar doutrina, lei seca e jurisprudência?

concursos públicos doutrina lei seca jurisprudência matérias jurídicas aprendizagem estudos

Caro Prof Rogerio Neiva,

Estou nesta vida de concurseira não é de agora. Mas acho que agora é que estou me sentindo mais madura e me sentindo uma concurseira de verdade, consciente e responsável. Também estou começando a entender a idéia desta coisa que o Sr. sempre diz sobre ter foco no processo.

Depois de apanhar um pouco, estudando de um jeito meio perdida, decidi que vou montar um plano de estudos sério e para estudar de verdade, para que realmente consiga passar. Inclusive já criei minha conta no Tuctor e estou com praticamente todo  material que vou estudar para montar o meu plano.

Mas estou com algumas dificuldades e inseguranças sobre como trabalhar os livros de doutrina, a lei seca e a jurisprudência em relação às matérias jurídicas. Posso estudar tudo junto?

Qual orientação o Sr. pode me dar?

Fico aguardando, sabendo que a resposta pode demorar, pois sei que sua agenda é apertada, mas desde já agradeço a resposta e tudo que tem feito pelos concurseiros.

Abraços!

Liliana

Olá Liliana!

Antes de mais nada, agradeço as carinhosas manifestações e o incentivo para a continuidade do trabalho que venho desenvolvendo.

Primeiramente, registro que é nítida a percepção sobre a sua evolução quanto à forma madura e responsável de encarar a preparação para o concurso público. Não há dúvida de que existem estágios neste processo, os quais envolvem não apenas os aspectos intelectuais-cognitivos, em termos de conhecimentos e informações acumuladas, mas também em termos de comportamento e postura do concurseiro, o que se manifesta por meio de responsabilidade, compromisso e maturidade.

Portanto, parabéns! Você já está a alguns passos a frente de muitos.

E sua dúvida também reflete este perfil. Isto é, ao procurar desenvolver seus estudos de maneira séria e consistente.

Existem algumas compreensões no sentido de que o estudo da legislação seca, da doutrina e da jurisprudência são excludentes. Em alguns aspectos e contextos, até podem ser. Mas entendo que o estudo destes objetos de conhecimento podem ser complementares, sendo que tal complementariedade pode ser bastante útil nas provas.

Para entender melhor, é muito importante que você leia o texto que escrevi sobre como conciliar a doutrina com a legislação seca, clicando no link abaixo:

Como estudar para Concursos: Lei Seca x Doutrina

Sobre a jurisprudência, também é fundamental que entenda conceitos de enorme importância, por meio da leitura de outro texto no link abaixo:

Jurisprudência x Doutrina : um dilema nos estudos

Considero que os dois textos são determinantes para que você consiga estruturar o seu plano de estudos e tomar uma decisão estratégica e eficiente. Principalmente considerando o seu grau de maturidade como candidata a concursos públicos.

Conte comigo e bom estudo!

Abcs!

Rogerio Neiva

Deixe um Cometário